A Espia

Aventura | Drama
Reproduzir vídeo

Realizador

Jorge Paixão da Costa / João Maia (Realização Adicional) / Edgar Pêra (Realização Adicional)

Produtora

Pandora da Cunha Telles, Pablo Iraola, Julio Casal, Mamen Quintas; Ukbar Filmes e Ficción Producciones

Produtora

UKBAR FILMES

Lançamento

2020

Elenco

Daniela Ruah, Maria João Bastos, Diogo Morgado, Adriano Carvalho, Marco D’Almeida, António Capelo, Luís Eusébio, Miro Magariños, Pedro Lamares, Sysley Dias, Afonso Lagarto, Adriano Luz, Xosé Barato, Miguel Frazão, Patrícia Tavares, María Costas, Manuel San Martín, Matilde Serrão

Sinopse

Durante a 2ª Guerra Mundial operaram em Portugal diversas redes de espionagem. A ESPIA acompanha uma dessas redes, a rede Shell.
Uma rede que era dirigida pelos Britânicos que operaram em Portugal entre 1941 e 1942, e que tinha um plano de destruição de infraestruturas e de contraespionagem no caso de o país ser invadido pelos Alemães. Inspirámo-nos na rede Shell e em parte dos seus operacionais para criar duas personagens: Maria João e Rose. Em conjunto, vão guiar-nos pelo labirinto da espionagem ao serviço das potências beligerantes: os aliados e os alemães. Vão dar-nos a conhecer os meandros da propaganda da época, a batalha ideológica que marcaram esta época, como a falsificação de passaportes, as negociações complexas do volfrâmio – o minério mais valioso da 2ª Guerra Mundial.
As nossas protagonistas estão no centro de um tabuleiro de xadrez diplomático cujas jogadas são efetuadas em festas luxuosas, partidas de golfe, sabotagens, casinos, mensagens em código e assassinatos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn