Baseado na história verídica de Dulce, portuguesa, que assaltou sozinha 12 bancos, recorrendo apenas a uma pistola de plástico. Foi detida e condenada a 7 anos de prisão. Vanda Lopes de 37 anos é feliz, casada e tem 2 filhos. É proprietária de um cabeleireiro na Costa da Caparica e vive uma vida tranquila.
No dia em que apanha o seu marido, Mário, na cama com outra, o mundo de Vanda desmorona-se. Mário também a atraiçoou financeiramente e roubou-lhe tudo. Vanda não tem um tostão e não aguenta mais. Desesperada, arranja uma pistola de plástico e entra numa sucursal de um banco. Após o primeiro assalto, Vanda começa a ser investigada pela polícia. Elisa Gonçalves é uma psicóloga forense que se surpreende com Vanda, passando a perseguir esta assaltante que rompe com todos os padrões conhecidos deste tipo de crime: Vanda é mulher e atua sozinha, com uma arma e o mesmo disfarce preto. Por isso, chamam-lhe a “Viúva Negra”.
Vanda será detida quando cometer um erro emocional: o facto de ser mãe vai obrigá-la a fazer uma escolha fatal… No total serão 12 assaltos cheios de peripécias e de roubos criativos que impulsionam a história e mudam a vida de Vanda para sempre.