A Portugal Film Commission irá participar na 47.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho através de um debate centrado nos “Desafios da produção de animação”, que se realiza este sábado, 18 de novembro, às 16h30, na Sala Polivalente do Centro Multimeios de Espinho.
A sessão terá início com uma apresentação sobre as oportunidades de financiamento Europa Criativa MEDIA, por Susana Costa Pereira, coordenadora executiva do Centro de Informação Europa Criativa.
Para refletir sobre os desafios da produção em animação, o encontro irá reunir Humberto Santana, produtor na Animanostra, Nuno Beato, produtor na Sardinha em Lata (ambos membros da APPA – Associação Portuguesa de Produtores de Animação), e Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission.
O debate pretende abordar o desenvolvimento do setor da animação em Portugal ao longo dos últimos anos, assim como o estado da arte no que toca a formação, coproduções, temas e formatos.
O CINANIMA é o festival de cinema mais antigo do país e decorre, este ano, até 19 de novembro, numa edição em que realça as diversas identidades culturais europeias. Um dos destaques do programa vai para a exposição 100 anos do Cinema Português de Animação, homenageando o século de história da animação portuguesa que se celebra em 2023.