É em pleno Alentejo, nomeadamente em Odemira, que se encontra a decorrer o Doc’s Kingdom, até ao dia 23 de novembro. “Formas de Escutar” é o tema desta edição do Seminário Internacional de Cinema Documental, que reúne cerca de 100 participantes oriundos de 25 países e que conta com o apoio da Portugal Film Commission.
No âmbito desta parceria, Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, participou nas atividades desta quinta-feira. O programa do dia incluiu um momento de apresentação deste departamento do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), nomeadamente no que toca ao apoio e agilização dos processos de filmagem e aos incentivos do Pic Portugal.
Além dos habituais debates entre participantes, este dia contemplou, ainda, sessões abertas ao público, com a exibição de documentários de Susana de Sousa Dias e do Black Audio Film Collective.
Ao longo da semana, os participantes no Doc’s Kingdom assistem a filmes e conversam informalmente sobre eles, numa experiência que também promove a relação com a comunidade local. Com curadoria de Stoffel Debuysere, esta edição apresenta um programa de filmes, debates, instalações, performances sonoras e sessões de escuta, entre outras atividades. O seminário é organizado pela APORDOC – Associação pelo Documentário, com financiamento do ICA e o apoio do Município de Odemira.