Miguel Gomes conquistou o prémio de melhor realizador do 77.º Festival de Cannes com o filme Grand Tour. O anúncio foi feito na cerimónia de encerramento do evento, que decorreu no passado sábado, 25 de maio.
Foi o cineasta alemão Wim Wenders que entregou o prémio, com o realizador português a chamar a sua equipa ao palco, agradecendo ao “cinema português” e a “grandes realizadores portugueses” como Manoel de Oliveira e João César Monteiro.
A Portugal Film Commission acompanhou a estreia do filme no Festival de Cannes, momento que marcou o regresso do cinema português à competição pela Palma de Ouro após 18 anos. Recorde-se que Grand Tour, uma coprodução de Uma Pedra no Sapato, contou com o apoio do Pic Portugal – Incentivo à Produção.
Já a curta-metragem portuguesa Mau por um Momento arrecadou uma menção especial no Festival de Cannes. O filme de Daniel Soares, produzido por O Som e a Fúria, integrou a seleção oficial de curtas-metragens do festival, que decorreu entre os dias 14 e 25 de maio.