A Portugal Film Commission e a Escola Superior de Comunicação Social realizaram, a 22 de novembro, o seminário “Filmar em Portugal”, dirigido aos alunos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação das áreas ligadas ao cinema e audiovisual.
Este seminário, ministrado pela Diretora Executiva da PFC, Sandra Neves, teve como principal temática as licenças e autorizações de filmagens, destacando as várias áreas governativas e entidades envolvidas, a forma como se desenvolvem os vários procedimentos para a autorização de filmagens em diferentes territórios e jurisprudências, e o papel da PFC como mediadora e facilitadora entre as várias entidades e as produtoras, nacionais e internacionais.
Foi também abordada a questão dos financiamentos promovidos pela PFC no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, realçando o papel do Cash Rebate e das missões de Scouting como propulsores do interesse de produtoras internacionais, aliado a todas as outras razões que motivam a atratividade de Portugal como destino de filmagens.
Esta iniciativa vem dar forma à pretensão da PFC em dar a conhecer o processo de Filmar em Portugal aos futuros profissionais do cinema e do audiovisual, reconhecendo a mais-valia na dinamização e capacitação do mercado, tanto no imediato, ao nível do seu percurso académico, como a médio e longo prazo nos efeitos que este conhecimento poderá trazer para a simplificação dos processos de filmagem.
Por outro lado, o estabelecimento de parcerias com escolas e universidades ligadas ao setor poderão abrir novos horizontes para o reforço da missão da PFC e dos estabelecimentos de ensino, criando sinergias que possam fortalecer o setor do cinema e audiovisual e, consequentemente, o país naquilo que oferece como destino de filmagens.
A Portugal Film Commission agradece à Escola Superior de Comunicação Social pela parceria e acolhimento desta sessão, contando continuar a desenvolver parcerias com as escolas e universidades com valências neste setor, por todo o país.