Filmar em Portugal: Parceria com a Escola Superior de Comunicação Social

Eventos

A Portugal Film Commission e a Escola Superior de Comunicação Social realizaram, a 22 de novembro, o seminário “Filmar em Portugal”, dirigido aos alunos de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduação das áreas ligadas ao cinema e audiovisual.

Este seminário, ministrado pela Diretora Executiva da PFC, Sandra Neves, teve como principal temática as licenças e autorizações de filmagens, destacando as várias áreas governativas e entidades envolvidas, a forma como se desenvolvem os vários procedimentos para a autorização de filmagens em diferentes territórios e jurisprudências, e o papel da PFC como mediadora e facilitadora entre as várias entidades e as produtoras, nacionais e internacionais.

Foi também abordada a questão dos financiamentos promovidos pela PFC no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, realçando o papel do Cash Rebate e das missões de Scouting como propulsores do interesse de produtoras internacionais, aliado a todas as outras razões que motivam a atratividade de Portugal como destino de filmagens.

Esta iniciativa vem dar forma à pretensão da PFC em dar a conhecer o processo de Filmar em Portugal aos futuros profissionais do cinema e do audiovisual, reconhecendo a mais-valia na dinamização e capacitação do mercado, tanto no imediato, ao nível do seu percurso académico, como a médio e longo prazo nos efeitos que este conhecimento poderá trazer para a simplificação dos processos de filmagem.

Por outro lado, o estabelecimento de parcerias com escolas e universidades ligadas ao setor poderão abrir novos horizontes para o reforço da missão da PFC e dos estabelecimentos de ensino, criando sinergias que possam fortalecer o setor do cinema e audiovisual e, consequentemente, o país naquilo que oferece como destino de filmagens.

A Portugal Film Commission agradece à Escola Superior de Comunicação Social pela parceria e acolhimento desta sessão, contando continuar a desenvolver parcerias com as escolas e universidades com valências neste setor, por todo o país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fotografia em que se vêm todos os premiados no palco dos Prémios Sophia.

Filmes apoiados pelo Pic Portugal em destaque nos Prémios Sophia

Fotografia de Miguel Gomes a discursar, ao lado de Wim Wenders.

Festival de Cannes: Miguel Gomes sagrou-se melhor realizador com “Grand Tour”

Imagem em que se vêm cinco pessoas de costas, sentadas num banco, a observarem no céu a palma que simboliza o Festival de Cannes.

Oito filmes portugueses vão estar no 77.º Festival de Cannes

Sessão esclareceu critérios de sustentabilidade nos incentivos Pic Portugal

Sessão esclareceu critérios de sustentabilidade nos incentivos Pic Portugal

Fotografia do grupo de participantes no "A Sunday in the Country".

Iniciativa da European Film Academy passou por Portugal

Já são conhecidos os projetos do ScriptLab 2024

Já são conhecidos os projetos do ScriptLab 2024