Mal Viver ganhou o prémio para Melhor Filme dos Prémios Sophia 2024, que foram entregues no Casino do Estoril no passado domingo, 26 de maio. O filme valeu, ainda, o prémio de Melhor Realização para João Canijo, de Melhor Atriz Secundária para Madalena Almeida e de Melhor Montagem para João Braz.
À semelhança desta obra, vários projetos apoiados pelo Pic Portugal – Incentivo à Produção foram distinguidos pela Academia Portuguesa de Cinema. Great Yarmouth – Provisional Figures levou o galardão de Melhor Atriz Principal para Beatriz Batarda, de Melhor Ator Secundário para Romeu Runa, de Melhor Direção de Fotografia para João Ribeiro e de Melhor Som para Miguel Martins e Rafael Cardoso.
O prémio de Melhor Argumento Original foi entregue a Carlos Conceição, por Nação Valente, enquanto o de Melhor Argumento Adaptado foi para Virgílio Almeida, por Nayola. Ainda na animação, Os Demónios do Meu Avô conquistou o prémio para Melhor Canção e Melhor Banda Sonora.
Não Sou Nada – The Nothingness Club arrecadou o prémio para Melhor Caracterização e Efeitos Especiais, enquanto Miguel Borges foi reconhecido como Melhor Ator Principal. O filme Amadeo venceu os Sophia para Melhor Guarda-Roupa, Direção de Arte, Maquilhagem e Cabelos. A série Rabo de Peixe, também apoiada pelo Pic Portugal – Incentivo à Produção, foi distinguida na categoria de Melhor Série ou Telefilme.
Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, marcou presença na cerimónia de entrega de prémios. “Cinema e Liberdade” foi o tema da 13.ª edição dos Prémios Sophia, celebrando, desta forma, os 50 anos do 25 de Abril.
Fotografia: Academia Portuguesa de Cinema