Filmes apoiados pelo Pic Portugal em destaque nos Prémios Sophia

Eventos

Fotografia em que se vêm todos os premiados no palco dos Prémios Sophia.

Mal Viver ganhou o prémio para Melhor Filme dos Prémios Sophia 2024, que foram entregues no Casino do Estoril no passado domingo, 26 de maio. O filme valeu, ainda, o prémio de Melhor Realização para João Canijo, de Melhor Atriz Secundária para Madalena Almeida e de Melhor Montagem para João Braz.

À semelhança desta obra, vários projetos apoiados pelo Pic Portugal – Incentivo à Produção foram distinguidos pela Academia Portuguesa de Cinema. Great Yarmouth – Provisional Figures levou o galardão de Melhor Atriz Principal para Beatriz Batarda, de Melhor Ator Secundário para Romeu Runa, de Melhor Direção de Fotografia para João Ribeiro e de Melhor Som para Miguel Martins e Rafael Cardoso.

O prémio de Melhor Argumento Original foi entregue a Carlos Conceição, por Nação Valente, enquanto o de Melhor Argumento Adaptado foi para Virgílio Almeida, por Nayola. Ainda na animação, Os Demónios do Meu Avô conquistou o prémio para Melhor Canção e Melhor Banda Sonora.

Não Sou Nada – The Nothingness Club arrecadou o prémio para Melhor Caracterização e Efeitos Especiais, enquanto Miguel Borges foi reconhecido como Melhor Ator Principal. O filme Amadeo venceu os Sophia para Melhor Guarda-Roupa, Direção de Arte, Maquilhagem e Cabelos. A série Rabo de Peixe, também apoiada pelo Pic Portugal – Incentivo à Produção, foi distinguida na categoria de Melhor Série ou Telefilme.

Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, marcou presença na cerimónia de entrega de prémios. “Cinema e Liberdade” foi o tema da 13.ª edição dos Prémios Sophia, celebrando, desta forma, os 50 anos do 25 de Abril.

 

Fotografia: Academia Portuguesa de Cinema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Resultados das candidaturas ao Pic Portugal – Incentivo à Produção

Resultados das candidaturas ao Pic Portugal – Incentivo à Produção

Imagem gráfica que anuncia Portugal como país em foco nesta edição do mercado.

Portugal está em destaque no Conecta FICTION & ENTERTAINMENT

Fotografia de Miguel Gomes a discursar, ao lado de Wim Wenders.

Festival de Cannes: Miguel Gomes sagrou-se melhor realizador com “Grand Tour”

Imagem em que se vêm cinco pessoas de costas, sentadas num banco, a observarem no céu a palma que simboliza o Festival de Cannes.

Oito filmes portugueses vão estar no 77.º Festival de Cannes

Sessão esclareceu critérios de sustentabilidade nos incentivos Pic Portugal

Sessão esclareceu critérios de sustentabilidade nos incentivos Pic Portugal

Fotografia do grupo de participantes no "A Sunday in the Country".

Iniciativa da European Film Academy passou por Portugal