Em 2024, o Porto/Post/Doc voltou a acolher a realização do Fórum Luso Galego – Criatividade e coprodução, que decorreu ao longo desta segunda-feira, 25 de novembro. Cerca de 85 profissionais de 24 empresas galegas e 28 portuguesas participaram no evento, que integrou a programação do festival dedicada à indústria.
Luis Chaby Vaz, film commissioner e presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), e Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, deram as boas-vindas a todos os participantes no evento, que decorreu no Palácio das Artes, no Porto.
O momento de abertura também contou com Dolores Meijomín, coordenadora de política audiovisual da Axencia Galega das Industrias Culturais da Xunta de Galicia, Fernando Ojea, diretor de conteúdos da Televisión de Galicia, e José Fragoso, diretor de programas da RTP 1. Mais tarde, também José López Campos, conselheiro de Cultura da Xunta de Galicia, e Jacobo Sutil Nesta, diretor da Axencia Galega das Industrias Culturais, haveriam de se juntar ao fórum.
Ao longo do dia, portugueses e galegos tiveram oportunidade de participar em reuniões individuais, com vista a apresentar os seus projetos e a encontrar oportunidades de coprodução. Este era um dos objetivos deste fórum, que pretendia fortalecer laços, por um lado, e acolher novos agentes do setor que têm vindo a renovar o tecido empresarial de ambos os territórios, por outro.
O Fórum Luso Galego – Criatividade e coprodução é uma organização do Porto/Post/Doc, em parceria com a Portugal Film Commission e a Axencia Galega das Industrias Culturais da Xunta de Galicia. Na sua origem estão os Encontro Profissionais de Coprodução Portugal – Galiza, cuja última edição se realizou em 2019.