O hotel Parque do Rio, no concelho de Esposende, é finalista do prémio EUFCN Location Award, que distingue os melhores cenários europeus de filmagens no setor do cinema e do audiovisual. A candidatura foi apresentada pela Portugal Film Commission e encontra-se entre os cinco finalistas escolhidos pelo júri da European Film Commissions Network (EUFCN).
As votações decorrem online, nesta página, até ao dia 31 de janeiro de 2024. Os participantes na votação habilitam-se a ganhar uma viagem ao cenário vencedor desta sétima edição dos EUFCN Location Award. O vencedor será anunciado a 18 de fevereiro, no European Film Market – EFM 2024, em Berlim, Alemanha.
Entre os finalistas que saíram das 24 candidaturas apresentadas encontram-se, ainda, os cenários noruegueses de Helsetkopen (Missão Impossível – Ajuste de Contas: Parte Um), Jotunheimen (Troll) e Romsdalen Gondola (temporada 4 de Succession), assim como a ilha irlandesa de Inis Mór (Os Espíritos de Inisherin).
Mal Viver, de João Canijo, foi inteiramente filmado no Parque do Rio. “O edifício é fantástico e oferece tantas possibilidades plásticas e visuais” afirma o realizador, acrescentando que “muitas das cenas foram inventadas apenas para aproveitar as perspetivas que o local oferecia. O hotel é a personagem que une esta família”.
O hotel foi construído no final da década de 1960, apresentando uma arquitetura modernista que se destaca ao longo de todo o filme. A obra foi rodada durante os primeiros meses de 2021, durante o confinamento causado pela pandemia de COVID-21, o que fez com que aquele cenário fosse a casa e o local de trabalho do elenco e da equipa técnica durante mais de 12 semanas.