A edição deste ano do Marché du Film – Festival de Cannes decorreu entre 12 e 20 de maio no Palais des Festivals et des Congrès, em Cannes. A Portugal Film Commission voltou a marcar presença naquele que se assume como o principal mercado mundial dedicado à indústria do cinema, numa edição que contabilizou cerca de 16.000 participantes de mais de 140 países.
O stand partilhado pela Portugal Film Commission e pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) assumiu-se como ponto de encontro e de trabalho dos profissionais portugueses, assim como o local onde a equipa promoveu o país e esclareceu os profissionais internacionais interessados em conhecer o setor português.
No âmbito do Marché du Film, foram organizados dois encontros de coprodução, com Itália, em parceria com a Italian Film Commissions e a Cinecittà, e com o Brasil, em articulação com o Cinema do Brasil, ambos na manhã do dia 17 de maio. Estas iniciativas visaram proporcionar um espaço para troca de experiências e contactos, tendo em vista o desenvolvimento de eventuais coproduções entre Portugal e estes países.


A Portugal Film Commission voltou, também, a participar no Producers Network Brunch organizado pela EUFCN – European Film Commission Network, a 13 de maio, no Producers Club. O momento assumiu-se como oportunidade privilegiada para promoção da Portugal Film Commission e do país, tendo sido possível esclarecer e aprofundar o contacto com oito produtores internacionais.
Foram cinco os filmes com assinatura portuguesa que integraram o 79.º Festival de Cannes. O destaque foi para Aquí, longa-metragem de Tiago Guedes que teve a sua estreia na Cannes Première no dia 18 de maio. O filme, que contou com apoio do Incentivo à Produção, partiu da obra Trilogia de Jesus, de J. M. Coetzee, que também marcou presença no festival.
A curta-metragem Algumas Coisas que Acontecem ao Lado de um Rio, de Daniel Soares, está na Competição Oficial de Curtas-Metragens; Les roches rouges, de Bruno Dumont, integra a Quinzena dos Cineastas; enquanto Lúcido, realizado por Vier, teve estreia mundial na Competição Imersiva. A curta Onde Nascem os Pirilampos, de Clara Vieira, passou na secção La Cinef, dedicada a filmes de escolas de cinema.





