A 77.ª edição do Festival de Cannes, que decorre entre os dias 14 e 25 de maio, irá contar com oito filmes portugueses. O destaque vai para Grand Tour, de Miguel Gomes, que foi selecionado para a principal secção competitiva do festival. Esta coprodução de Uma Pedra no Sapato contou com apoio do Pic Portugal – Incentivo à Produção e torna-se na primeira obra portuguesa candidata à Palma de Ouro nos últimos 18 anos.
Já na seleção oficial de curtas-metragens encontra-se Mau por um Momento, do realizador Daniel Soares, com produção de O Som e a Fúria.
Miséricorde, uma coprodução entre França, Espanha e a produtora portuguesa Rosa Filmes, tem estreia mundial na secção Cannes Première, integrando assim a seleção oficial do festival.
Na Quinzena dos Cineastas, programa não competitivo paralelo ao Festival de Cannes, serão exibidos A Savana e a Montanha, de Paulo Carneiro; Algo Viejo, Algo Nuevo, Algo Prestado, de Hermán Rosselli; Quando a Terra Foge, de Frederico Lobo; e O Jardim em Movimento, de Inês Lima.
As minhas sensações são tudo o que tenho para oferecer de Isadora Neves Marques, foi selecionado para a competição da Semana da Crítica, secção paralela do Festival de Cinema de Cannes, organizada pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França.