Pic Portugal apoia primeiro projeto português com certificação ambiental

Genéricas
18 Buracos Para o Paraíso é o primeiro projeto português a ser certificado pela Green Film, projeto internacional que reconhece produções de cinema e televisão ambientalmente responsáveis. A longa-metragem, realizada por João Nuno Pinto e produzida pela Wonder Maria Filmes, conta com apoio do Pic Portugal – Incentivo à Produção.

“Dado que o filme aborda questões climáticas, fez-nos todo o sentido adotar práticas mais sustentáveis na sua produção” explica Andreia Nunes, produtora e cofundadora da Wonder Maria Filmes. O filme olha para o último encontro de verão de uma família que se prepara para vender uma antiga propriedade alentejana, quando um incêndio devasta a região.

A equipa seguiu as diretrizes da Green Film, garantindo um método concreto para medir o impacto ambiental da produção. “Graças a esta certificação, tornámo-nos no primeiro filme português a obtê-la, um feito que nos enche de orgulho” afirma Andreia, adiantando que esta coprodução entre Portugal, Itália e Argentina encontra-se, de momento, em pós-produção.

Compromisso com a sustentabilidade

Recorde-se que no ano passado foram incluídos critérios de sustentabilidade ambiental nos regulamentos dos dois incentivos Pic Portugal, levando a que 46 % das candidaturas apresentadas ao Incentivo à Produção (Cash Rebate) apresentassem planos de sustentabilidade ambiental.

Já no caso do Incentivo à Grande Produção (Cash Refund), várias candidaturas admitidas apresentaram esse mesmo plano, a que se pode seguir uma auditoria ambiental da produção – o que poderá valorizar estas candidaturas em dois pontos.

No âmbito do seu trabalho em torno da promoção da sustentabilidade ambiental, a Portugal Film Commission irá promover a realização do workshop Green Film Lab em Lisboa, no início do próximo mês de novembro. Em causa está uma ação de formação do Torino Film Lab sobre práticas sustentáveis dirigida a profissionais europeus do setor e sustainability managers.

Ao longo de três dias, os participantes vão conhecer a melhor forma de implementar boas práticas relacionadas com poupança de energia, deslocações, alojamento, refeições, decoração de cenários, gestão de resíduos, reciclagem e comunicação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Sustentabilidade marca o regresso do podcast da Portugal Film Commission

Sustentabilidade marca o regresso do podcast da Portugal Film Commission

Abertura de candidaturas ao Pic Portugal – Incentivo à Grande Produção

Abertura de candidaturas ao Pic Portugal – Incentivo à Grande Produção

Portugal Film Commission levou incentivos e locations ao Focus London

Portugal Film Commission levou incentivos e locations ao Focus London

Portugal Film Commission participou em formação sobre sustentabilidade

Portugal Film Commission participou em formação sobre sustentabilidade

Fórum Luso Galego voltou a reunir produtoras no Porto

Fórum Luso Galego voltou a reunir produtoras no Porto

Doc’s Kingdom leva cinema documental ao coração de Odemira

Doc’s Kingdom leva cinema documental ao coração de Odemira