Cinema de animação, turismo cinematográfico, a importância do som e a produção audiovisual independente são alguns dos temas que irão passar pelos últimos episódios desta temporada de “Filming in Portugal. See the big picture”, o podcast da indústria do cinema da Portugal Film Commission.
“Qual o papel do sound design no cinema?” é a questão levantada no mais recente episódio, que foi publicado esta quarta-feira e que conta com a participação de Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles. Uma conversa em torno da utilização de partículas de fontes sonoras e do facto de alguns dos maiores estúdios de Hollywood utilizarem o software desenvolvido por esta empresa sedeada em Leiria.
No ano em que Portugal estará em destaque no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, o anfitrião Martin Dale estará à conversa com Marcel Jean, diretor artístico do festival, sobre esta edição do evento e sobre o desenvolvimento do setor ao longo dos últimos anos. Um episódio para ouvir a partir de 14 de fevereiro.
O turismo cinematográfico estará em análise por Sara Trigo, doutoranda em Gestão Turística na Norwegian School of Hotel Management da Universidade de Stavanger, na Noruega. Com o desenvolvimento sustentável dos destinos em cima da mesa, este episódio irá olhar para as consequências do crescimento deste segmento do turismo (28 de fevereiro).
Susana Gato, presidente executiva da Associação Portuguesa de Produtores Independentes (APIT) fala-nos sobre um setor vibrante, ao mesmo tempo que aponta alguns dos maiores desafios do momento: restrições geográficas, propriedade intelectual e inteligência artificial (13 de março).
Os episódios de “Filming in Portugal: See the big picture” são disponibilizados quinzenalmente no site da Portugal Film Commission e nas plataformas de podcast, como Spotify e Apple Podcasts.