Portugal será o Convidado de Honra da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, que decorre entre 6 e 14 de junho, naquela cidade mexicana. O anúncio foi feito este domingo no stand da Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-Americanas (CAACI) no European Film Market (EFM), em Berlim.
Guillermo Gómez Mata, presidente do festival, acredita que o momento simboliza o “início de uma colaboração permanente”, sublinhando que esta é a primeira vez que Portugal estará em destaque no certame.
Luís Chaby Vaz, presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), film commissioner e secretário executivo da CAACI, destacou o festival como uma oportunidade para evidenciar a “magnífica diversidade do cinema português”. A participação do Convidado de Honra é um dos mais significativos intercâmbios culturais do evento, assumindo-se como uma janela para a história da cinematografia nacional, assim como para as produções nacionais contemporâneas.
O Festival Internacional de Cinema de Guadalajara apresenta-se como uma das mais importantes montras para a valorização, difusão, promoção e distribuição do cinema mexicano e ibero-americano, sendo um dos eventos cinematográficos mais relevantes da América Latina.
Recorde-se que a Portugal Film Commission e o ICA estão no EFM, o mercado da indústria do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que se realiza até 19 de fevereiro.