Lisboa recebeu, entre 21 e 23 de abril, a primeira edição do Content Europe, um mercado estratégico para o setor audiovisual que reuniu cerca de 900 profissionais de todo o mundo. A Portugal Film Commission (PFC) marcou uma presença central no evento, reafirmando Portugal como um dos destinos mais competitivos da Europa para a produção internacional.
Um dos momentos altos deste evento foi o Industry Cocktail organizado pela PFC. Na abertura, a diretora executiva Ana Marques destacou as vantagens operacionais e o vibrante ecossistema criativo nacional, bem como a tradição portuguesa de contar histórias, convidando parceiros internacionais a colaborar com um país que acumula quase 900 anos de tradição narrativa.

Este encontro dedicado à indústria serviu também de palco para a apresentação de projetos recentes que ilustram o sucesso dos incentivos nacionais e das coproduções internacionais. Entre os destaques estiveram The Marquise, série de época coproduzida pela Ukbar Filmes com a espanhola Tornasol, com apoio da Netflix e da RTP; a série Lisbon Noir, um thriller policial, coproduzido entre a TVI e a Prime Video; Projecto Global, parceria luso-luxemburguesa desenvolvida simultaneamente como filme e série, em colaboração com a RTP; e a série Azul, uma produção original da OPTO SIC, com foco na diversidade e inclusão, filmada integralmente nos Açores.
Houve ainda lugar, para a sessão “Spotlight on Portugal”, que reuniu Manuel Claro, vice-presidente do ICA, e representantes da RTP, SPi, Caracol Studios e 4 Second Way num debate sobre a estratégia de internacionalização do setor, posicionando Portugal como um parceiro essencial e ágil para as grandes produções audiovisuais internacionais.
De notar que a abertura do evento esteve a cargo da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, que apresentou o novo programa de incentivos, SCRI.PT, no valor de 350 milhões de euros destinado a reforçar a competitividade do setor audiovisual e cinematográfico nacional.





