A Portugal Film Commission marcou presença na mais recente edição do Marché du Film, que decorreu entre 13 e 21 de maio à margem do Festival de Cannes 2025, reforçando o posicionamento de Portugal enquanto destino competitivo e atrativo para produções cinematográficas e audiovisuais internacionais.
Integrada no stand do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), a Portugal Film Commission promoveu o panorama atual da indústria cinematográfica portuguesa e os incentivos financeiros disponíveis através do Pic Portugal. Ao longo de vários dias, foram estabelecidos contactos estratégicos com produtores, realizadores e outros profissionais do setor.
A presença da Portugal Film Commission ficou marcada pela participação no Producers Network Brunch da European Film Commissions Network – EUFCN, tendo sido uma das film commissions em destaque nesta edição, realizada a 14 de maio. Na iniciativa, os produtores participantes ficaram a par das oportunidades que Portugal oferece enquanto destino internacional de filmagens.
A 16 de maio, Luís Chaby Vaz, film commissioner e presidente do ICA, e Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, participaram num Encontro de Coprodutores Luso-Brasileiros, que decorreu no espaço do Cinema do Brasil.
Cinema português em Cannes
Este ano, a presença nacional no Festival de Cannes destacou-se também na programação oficial, com sete filmes portugueses selecionados para diferentes secções. A seção competitiva Un Certain Regard contemplou O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, uma coprodução de Uma Pedra no Sapato e Terratreme Filmes; e Era uma vez em Gaza, de Arab e Tarzan Nasser, numa coprodução minoritária da Ukbar Filmes.
Destaque, ainda, para Magalhães, coproduzido por Rosa Filmes, que contou com estreia na Cannes Première. Na ACID, seção paralela do Festival de Cannes, encontrava-se Entroncamento, de Pedro Cabeleira, produzida pela OPTEC Filmes.
A seleção oficial de curtas-metragens contou com Arguments in favor of Love, de Gabriel Abrantes, e A Solidão dos Lagartos, de Inês Nunes. Por sua vez, O Pássaro de Dentro, curta-metragem de Laura Anahory (da Escola das Artes da Universidade Católica do Portuguesa) integrou a seleção de La Cinef, tendo sido selecionada entre os 2.700 projetos submetidos por escolas de cinema de todo o mundo.
Note-se que O Riso e a Faca e Magalhães foram projetos que contaram com o apoio do Pic Portugal – Incentivo à Produção.