A Portugal Film Commission integra a Estratégia de Eficiência Coletiva Aldeias Históricas de Portugal 2030, que tem como matriz o desenvolvimento sustentável. Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, marcou presença na sessão de assinatura do contrato, que decorreu no Museu Judaico da Aldeia Histórica de Belmonte, no passado dia 8 de fevereiro.
O objetivo passa por fazer com que as Aldeias Históricas de Portugal tenham capacidade para acolher produções de cinema e audiovisual, tendo em conta a singularidade destas aldeias e dos territórios que as envolvem. Para isso, a Portugal Film Commission irá integrar o grupo de trabalho das indústrias culturais e criativas. Através do trabalho em rede pretende-se potenciar o crescimento sustentável, inclusivo e inteligente destes territórios.
Além da Portugal Film Commission, o consórcio reúne outras parcerias com diversas entidades públicas e com o setor privado, inserindo-se no PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.
A associação Aldeias Históricas de Portugal integra 12 aldeias localizadas no interior do Centro de Portugal: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.