Vários profissionais do setor do cinema que participaram no programa Jumpgate integraram uma visita organizada pela Portugal Film Commission ao concelho de Torres Vedras, que decorreu na passada quinta-feira, 24 de outubro.
Em causa estão produtores e realizadores de Espanha (país convidado desta edição do Doclisboa), França e México, que tiveram a oportunidade de visitar Santa Cruz, onde ficaram a conhecer a influência daquela localidade costeira nas obras de poetas como João de Barros, Kazuo Dan e Antero de Quental.
Já nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras, foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Portugal Film Commission, bem como o Pic Portugal e os seus incentivos financeiros. Coube a Paula Astorga, diretora do Doclisboa, e Joana Cunha Ferreira, programadora do festival, conduzir a sessão de trabalho do Jumpgate, um think thank que refletiu sobre os desafios que o setor enfrenta atualmente. A reflexão continuou ao almoço, que foi assegurado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
No mesmo dia, Luís Chaby Vaz, film commissioner e presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), viria a juntar-se a Paula Astorga na abertura da cerimónia de entrega dos prémios Nebulae, Arché e Verdes Anos. A cerimónia decorreu na Culturgest, que acolheu, ainda, o Cocktail Portugal Film Commission.
Recorde-se que o Jumpgate tem como objetivo promover a troca de experiências entre produtores europeus com áreas e níveis de experiência diferentes no âmbito da produção de cinema, decorrendo anualmente no âmbito do Doclisboa. Esta edição contou, ainda, com a participação de realizadores convidados “para uma imersão criativa e crítica”. A cimeira tem o apoio do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros de França e do Instituto Francês.