Para a Portugal Film Commission, o arranque do último trimestre de 2024 ficou pautado pela participação em vários mercados internacionais do setor do cinema e do audiovisual. A cidade espanhola de Valladolid foi o primeiro destino, com a realização do Shooting Locations Marketplace, que se assume como uma plataforma comercial para locais de filmagem e produtoras.
Durante os dias 15 e 16 de outubro, a equipa reuniu com produtores, location managers e scouts de todo o mundo, dando a conhecer as potencialidades do país enquanto destino de filmagem e os incentivos do Pic Portugal. “I am ready!” foi o tema da mesa-redonda que contou com a participação de Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, a par de Kristine Guzmán, da Castilla y León Film Commission, Tammy Glover, da Sony Pictures TV Studios, e Alex Boden, Pistachio Pictures. A moderação da conversa esteve a cargo de Juan Manuel Guimeráns, secretário-geral da Spain Film Commission.
Já o MIPCOM Cannes, considerado um dos mais relevantes mercados centrados no audiovisual e na coprodução de conteúdos internacionais, decorreu entre 21 e 24 de outubro naquela cidade do sul de França. Como vem sendo habitual, a Portugal Film Commission partilhou stand com a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), RTP, SIC e TVI.
Nesta edição, a participação portuguesa ficou marcada pela realização do cocktail “Tune in to Portugal”, que reuniu o setor português do audiovisual e os seus parceiros internacionais, no dia 22 de outubro. Organizada pela Portugal Film Commission, esta foi uma oportunidade para firmar laços e partilhar experiências, num final de tarde junto ao Mar Mediterrâneo.
Da Europa para o outro lado do Atlântico
O mês de outubro terminou do outro lado do Oceano Atlântico, levando a Portugal Film Commission a participar no IV Encontro de Ideias Audiovisuais da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que se realizou na Cinemateca Brasileira entre 24 e 26 de outubro. Durante estes três dias, Ana Marques dinamizou encontros individuais com profissionais do audiovisual brasileiro.
Apostando em criar oportunidades de trabalho em rede e partilha de experiências, a Portugal Film Commission patrocinou, ainda, um pequeno-almoço no âmbito desta edição do Encontro de Ideias, no início do dia 25 de outubro.
Note-se que o programa deste ano da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo integrou 24 filmes portugueses, dos quais oito contaram com apoio do Pic Portugal – Incentivo à Produção.