A equipa da Portugal Film Commission participou na formação “É verde ou nunca: o essencial para film commissioners”, promovida pela EUFCN — European Film Commission Network ao longo do mês de novembro. O objetivo passava por dotar as film commissions de ferramentas para a promoção da sustentabilidade no cinema e no audiovisual.
Ao longo de três sessões, foi feito o enquadramento de conceitos relacionados com sustentabilidade, tendo sido abordado o impacto ambiental gerado atualmente pela generalidade das produções.
Através da partilha de experiências e do exemplo de políticas públicas já em prática, os participantes ficaram a par do estado da arte em vários países europeus e passaram a conhecer ferramentas práticas e estratégias eficazes que podem potenciar a sustentabilidade ambiental nas produções.
A formação, que foi organizada pela EUFCN em colaboração com a Green Film e a Trentino Film Commission, capacitou a equipa da Portugal Film Commission para o trabalho em torno da sustentabilidade. Nas várias sessões, foi dado a conhecer o trabalho já desenvolvido neste âmbito, nomeadamente a reedição do Guia para Produção Sustentável.
A sustentabilidade ambiental tem sido assumida como um dos eixos de ação da Portugal Film Commission. Recorde-se que, em 2024, foram introduzidos critérios de sustentabilidade ambiental nas portarias que regulamentam o Pic Portugal – Incentivo à Produção (Cash Rebate) e o Pic Portugal – Incentivo à Grande Produção (Cash Refund).