A Portugal Film Commission voltou a colaborar com o Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, reforçando a sua presença na edição deste ano do festival através de várias iniciativas que integraram a sua vertente de indústria. Vários profissionais do setor que participaram no programa Jumpgate integraram uma visita à cidade de Lisboa, realizada em parceria com o Turismo de Lisboa, esta quarta-feira, 22 de outubro.
A manhã incluiu uma visita ao Museu do Tesouro Real, onde Nuno Vale, diretor executivo da instituição, deu as boas-vindas ao grupo e partilhou detalhes sobre produções já ali realizadas e futuras filmagens previstas. Em seguida, o percurso deste grupo de produtores internacionais – maioritariamente oriundos do Benelux, região em foco nesta edição – continuou pelo Chiado e pelo Terreiro do Paço.
Durante a tarde, o programa incluiu uma sessão dedicada à Portugal Film Commission e aos incentivos Pic Portugal. Já no âmbito do Nebulae, os participantes marcaram presença num cocktail promovido pela Portugal Film Commission no Cinema São Jorge, momento de encontro e partilha entre profissionais nacionais e internacionais.

Já o ciclo “Constelações” integrou uma conversa sobre “Práticas da Sustentabilidade na Criação e Produção Cinematográfica”, a 19 de outubro, na Culturgest, que contou com a participação de Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission. A conversa contou também com Eva Vila Purti e Beli Martínez, sob moderação de José Manuel Martínez Sierra, da Universitat Pompeu Fabra
A colaboração estendeu-se, ainda, à Mostra de Projetos Portugueses, que decorreu pela primeira vez no quadro do Nebulae. A sessão, realizada a 20 de outubro, apresentou quatro projetos nacionais em fase de work in progress, com o objetivo de reforçar a visibilidade do cinema português no mercado internacional e promover novas oportunidades de coprodução e distribuição.
O Doclisboa decorre entre 16 e 26 de outubro em vários espaços de Lisboa. Organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário, o festival continua a afirmar-se como uma das principais plataformas de encontro e reflexão sobre o cinema documental.





