O III Encontro de Ideias Audiovisuais da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo decorreu entre 26 e 28 de outubro na Cinemateca Brasileira, tendo contado com a participação da Portugal Film Commission. “Portugal e Brasil – Os laços possíveis também no audiovisual” foi o tema da mesa-redonda promovida pela representação portuguesa no dia 28 de outubro.
As relações culturais, as experiências, as semelhanças e as diferenças entre a produção de cinema e audiovisual nos dois países foram alguns dos temas abordados por Filipa Reis, da produtora Uma Pedra no Sapato, Tathiani Sacilotto e António Ferreira, da Persona Non Grata Pictures.
“No mundo da Lusofonia, Brasil e Portugal têm sido parceiros inequívocos” destaca Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, sublinhando que “a coprodução entre os dois países, permite não só a promoção da diversidade cultural, como a partilha de recursos e a expansão do mercado de distribuição.” Recorde-se que o Acordo de Coprodução Cinematográfica Luso-Brasileiro foi retomado este ano, tendo o período de candidaturas decorrido até ao passado dia 19 de outubro.
Além desta mesa-redonda (disponível aqui), Portugal fez-se, ainda, representar através de uma Happy Hour Visit Portugal. Através de uma parceria com o Turismo de Portugal no Brasil, os participantes na Mostra puderam degustar alguns produtos tradicionais portugueses.
O programa desta 47.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo integrou a exibição de 21 filmes com produção ou coprodução portuguesa, dos quais cinco foram apoiados pelo Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema.
[Foto: Claudio Pedroso]