Portugal levou cinema e debate até São Paulo

Eventos

Fotografia dos quatro intervenientes na mesa redonda. Créditos: Claudio Pedroso

O III Encontro de Ideias Audiovisuais da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo decorreu entre 26 e 28 de outubro na Cinemateca Brasileira, tendo contado com a participação da Portugal Film Commission. “Portugal e Brasil – Os laços possíveis também no audiovisual” foi o tema da mesa-redonda promovida pela representação portuguesa no dia 28 de outubro.

As relações culturais, as experiências, as semelhanças e as diferenças entre a produção de cinema e audiovisual nos dois países foram alguns dos temas abordados por Filipa Reis, da produtora Uma Pedra no Sapato, Tathiani Sacilotto e António Ferreira, da Persona Non Grata Pictures.

“No mundo da Lusofonia, Brasil e Portugal têm sido parceiros inequívocos” destaca Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, sublinhando que “a coprodução entre os dois países, permite não só a promoção da diversidade cultural, como a partilha de recursos e a expansão do mercado de distribuição.” Recorde-se que o Acordo de Coprodução Cinematográfica Luso-Brasileiro foi retomado este ano, tendo o período de candidaturas decorrido até ao passado dia 19 de outubro.

Além desta mesa-redonda (disponível aqui), Portugal fez-se, ainda, representar através de uma Happy Hour Visit Portugal. Através de uma parceria com o Turismo de Portugal no Brasil, os participantes na Mostra puderam degustar alguns produtos tradicionais portugueses.

O programa desta 47.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo integrou a exibição de 21 filmes com produção ou coprodução portuguesa, dos quais cinco foram apoiados pelo Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema.

 

Fotografia: Claudio Pedroso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Imagem gráfica que anuncia Portugal como país em foco nesta edição do mercado.

Portugal está em destaque no Conecta FICTION & ENTERTAINMENT

Fotografia em que se vêm todos os premiados no palco dos Prémios Sophia.

Filmes apoiados pelo Pic Portugal em destaque nos Prémios Sophia

Fotografia de Miguel Gomes a discursar, ao lado de Wim Wenders.

Festival de Cannes: Miguel Gomes sagrou-se melhor realizador com “Grand Tour”

Imagem em que se vêm cinco pessoas de costas, sentadas num banco, a observarem no céu a palma que simboliza o Festival de Cannes.

Oito filmes portugueses vão estar no 77.º Festival de Cannes

Sessão esclareceu critérios de sustentabilidade nos incentivos Pic Portugal

Sessão esclareceu critérios de sustentabilidade nos incentivos Pic Portugal

Fotografia do grupo de participantes no "A Sunday in the Country".

Iniciativa da European Film Academy passou por Portugal