Produtores portugueses e espanhóis participaram naquele que foi o primeiro Encontro Ibérico de Coprodução de Séries e Especiais de Animação, esta quinta-feira, 7 de novembro, na sede da RTP, em Lisboa. O evento, organizado pela estação pública de televisão em parceria com a congénere espanhola RTVE, abordou a estratégia de coproduções das duas estações e olhou para o panorama da animação na Península Ibérica.
“Desde há alguns anos que a RTP tem vindo a estimular o setor” afirmou Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP, acrescentando a importância do papel do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Portugal Film Commission. “Este é um momento fantástico e muito importante para a animação portuguesa” sublinhou, naquele que foi o momento de abertura do encontro.
Luís Chaby Vaz, film commissioner e presidente do ICA, e Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, integraram o painel sobre apoios públicos, abordando o trabalho desenvolvido em Portugal e destacando o Pic Portugal – Incentivo à Produção. Até ao momento, este incentivo (também conhecido como Cash Rebate) apoiou nove projetos de animação, como Nayola, Os Demónios do Meu Avô e Mataram o Pianista.
No evento participaram, ainda, Ignasi Camós Victoria, diretor geral do ICAA – Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales de Espanha, Diana Bueno Ochoa, do ICEX – España Exportación e Inversiones, e Susana Costa Pereira, coordenadora executiva do Centro de Informação Europa Criativa.
No âmbito do Encontro Ibérico de Coprodução de Séries e Especiais de Animação foi apresentado como caso de estudo o projeto Diário de Alice, a primeira coprodução de animação da RTP e da RTVE. Ao longo do dia, o programa contemplou oportunidades de reunião para partilha de experiências e análise de possíveis parcerias.