“A sustentabilidade ambiental, o Cash Rebate e o Cash Refund” foi o tema da sessão de esclarecimento que decorreu no passado dia 12 de abril em meio digital. A iniciativa surgiu na sequência da introdução de critérios de sustentabilidade ambiental nas portarias que regulamentam o Pic Portugal – Incentivo à Produção (Cash Rebate) e o Pic Portugal – Incentivo à Grande Produção (Cash Refund).
Dezenas de produtores, realizadores e outros profissionais do setor participaram na sessão, que contou com Ana Marques, diretora executiva da Portugal Film Commission, e Dörte Schneider Garcia, presidente da Associação de Green Consultants Portugal – Repensar, no esclarecimento de dúvidas.
Pela primeira vez em Portugal, as candidaturas poderão ser valorizadas através destes critérios. Para ambos os incentivos, a inclusão de um plano de sustentabilidade ambiental efetuado por um consultor especializado (green shooting consultant) significará a atribuição de 1 ponto. Já no caso do Cash Refund, as candidaturas que incluam uma auditoria ambiental da produção (a somar ao plano de sustentabilidade) poderão ser valorizadas em 2 pontos.
Esta sessão de esclarecimento aberta à indústria foi promovida pela Portugal Film Commission e pela Associação de Green Consultants Portugal – Repensar. A gravação da sessão poderá ser disponibilizada, através de pedido enviado para repensar@greenconsultants.pt. O esclarecimento de dúvidas e mais informações sobre as portarias pode ser efetuado através de picportugal@ica-ip.pt