“Sustentabilidade no Cinema e no Audiovisual” é o tema do encontro que decorre no dia 24 de setembro, domingo, às 14h15, no Batalha Centro de Cinema, no Porto. A iniciativa convida os profissionais do setor a refletir sobre o caminho a percorrer rumo a produções ecologicamente mais responsáveis e tem como pano de fundo o Dia Nacional da Sustentabilidade, que se assinala a 25 de setembro.
“O que significa sustentabilidade? Porquê produzir mais sustentável?” são as questões que dão mote à primeira parte do encontro. A introdução ao conceito fica a cargo de Elle Bessa, Inês Rueff, Rita Lacerda e Pedro Sá, da Associação Green Consultants de Portugal, que abordarão a importância de incorporar a sustentabilidade nas produções audiovisuais e cinematográficas.
Maryllis Gonzalez (line producer, Espanha e Reino Unido) e Oliver Lupiañez (environmental sustainability manager, Espanha) são os convidados internacionais que integram o debate sobre os pontos mais impactantes numa produção, medidas, soluções e casos práticos. Com moderação de Dörte Schneider Garcia (Green Consultant e docente), juntam-se ao encontro para partilhar a sua experiência no que toca à sustentabilidade no cinema e no audiovisual.
A participação no evento é gratuita mediante inscrição neste formulário. O encontro “Sustentabilidade no Cinema e no Audiovisual” é uma organização conjunta da Portugal Film Commission, Filmaporto – film commission e Associação Green Consultants de Portugal, com o apoio do Batalha Centro de Cinema.
Portugal assinala pela primeira vez o Dia Nacional da Sustentabilidade em 2023, com o objetivo de promover a mudança consciente de comportamentos, reforçando o compromisso em torno de um futuro sustentável.
[Créditos fotográficos: Rui Xavier]