Filming in Portugal. See the big picture

“Filming in Portugal: See the big picture” é o podcast da indústria do cinema da Portugal Film Commission.

O podcast é apresentado pelo jornalista Martin Dale, que entrevista profissionais do setor do cinema e do audiovisual que aqui irão partilhar a sua perspetiva em relação a alguns dos assuntos e tendências mais atuais do setor.

Os novos episódios são disponibilizados quinzenalmente no site da Portugal Film Commission e nas plataformas de podcast, como Spotify e Apple Podcasts.

Episódio 7 | A indústria da animação está a crescer - e encanta pessoas de todas as idades

O caminho percorrido pela indústria da animação nos últimos anos caracteriza-se por um desenvolvimento a grande velocidade, que se deve, nomeadamente, à evolução técnica que está a impulsionar a produção em países emergentes.

Marcel Jean, diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, fala-nos sobre a mudança nos formatos, a diversidade de públicos e a forma como os estudantes de animação têm trazido novos temas para cima da mesa. 

Este episódio de “Filming in Portugal. See the big picture” olha, ainda, para a próxima edição do Festival de Annecy, onde Portugal será o país em destaque.

A transcrição do episódio está disponível aqui.

Episódio 6 | Qual é o papel do sound design no cinema?

Pode parecer uma personagem invisível, mas como George Lucas afirmou, o som representa 50% da experiência relacionada com o cinema.

É precisamente isso que Nuno Fonseca, CEO da Sound Particles, recorda neste episódio de “Filming in Portugal. See the big picture”.

Uma conversa em torno da utilização de partículas no design de som e de como alguns dos maiores estúdios de Hollywood estão a utilizar o software desenvolvido por uma empresa sedeada numa cidade portuguesa de média dimensão, como Leiria.

A transcrição do episódio está disponível aqui.

Episódio 5 | 3, 2, 1… Ação! Quando filmes e séries de televisão impactam o turismo

Nos últimos anos, muito foi dito sobre o impacto da produção de filmes e séries de televisão nas comunidades locais. Mas será possível quantificar esse impacto? Poderá ser proveitoso para ambas as partes?

Filipa Maria Cardoso é diretora de comunicação e marketing digital do Turismo de Portugal, a entidade pública responsável pela gestão do Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual, juntamente com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Neste episódio de “Filming in Portugal: See the big picture”, Filipa reflete sobre os benefícios de acolher produções cinematográficas e televisivas para a promoção do país, dos seus cenários e da sua cultura.

A transcrição do episódio está disponível aqui.

Episódio 4 | Cooperação vs competição: quem ganha a disputa pelas grandes produções?

A competição na indústria cinamematográfica também passa por quem consegue atrair as produções mais promissoras. Países diferentes oferecem incentivos diferentes, mas o objetivo é o mesmo: cativar produções internacionais.

No entanto, Carlota Guerrero e Adrian Mitchell, copresidentes da European Film Commissions Network (EUFCN), acreditam que a cooperação é a palavra-chave.

Neste episódio de “Filming in Portugal. See the big picture”, Guerrero e Mitchell fazem o balanço do seu primeiro ano à frente da EUFCN e o seu papel no fortalecimento do setor do cinema e da televisão na Europa.

A transcrição do episódio está disponível aqui.

Episódio 3 | Truz-truz! A sustentabilidade está à porta das produções de cinema e audiovisuais

Entre os desafios enfrentados pelo sector do cinema e do audiovisual, uma nova missão surgiu nos últimos anos: a necessidade de tornar as produções mais sustentáveis. 

Maryllis Gonzalez, line producer no Reino Unido e em Espanha, fala sobre sua experiência na implementação de medidas sustentáveis para as equipas de filmagem.

Embora afirme que “o meu consumidor é a minha equipa”, Maryllis também partilha neste episódio algumas das principais questões que irão marcar o futuro próximo: certificação, recolha de dados e o facto de que “digital” não significa “verde”.

A transcrição do episódio está disponível aqui

Episódio 2 | Cinema independente: festivais, fronteiras e desafios

Qual é o lugar do cinema independente num mundo em que as plataformas de streaming continuam a fortalecer a sua posição?

No segundo episódio do podcast “Filming in Portugal: See the big picture”, Markus Duffner, responsável pelo Locarno Pro, reflete sobre as oportunidades e os desafios que o cinema independente enfrenta aos dias de hoje.

O papel dos festivais de cinema em todo o mundo, o cruzamento entre filmes de autor e de género, e a presença de Portugal no Festival Internacional de Cinema de Locarno são outros dos temas deste episódio. 

transcrição do episódio está disponível aqui.

 

Episódio 1 | Cash rebate, coproduções e diversidade de cenários. Bem-vindo a Portugal

Embora Portugal esteja no extremo da Europa, o país abriu portas a produções cinematográficas e audiovisuais de todo o mundo.

Luís Chaby Vaz, film commissioner e presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), é o primeiro convidado do podcast “Filming in Portugal: See the big picture”.

Uma conversa sobre incentivos, acordos de coprodução e a estratégia para posicionar Portugal num “ambiente muito competitivo – a competição internacional para atrair grandes produções.”

A transcrição do episódio está disponível aqui.